terça-feira, 23 de agosto de 2011

GRITE NÃO AO BELO MONSTRO!





Você acha que o Brasil precisa gerar mais fontes de energia elétrica? Mas você acha realmente que exista esse desenvolvimento onde as pessoas terão que ser remanejadas, a mata será alagada e os animais perderam o seu habitat? Aliás, quem é o verdadeiro animal dessa história toda?

Diante de tantas criticas formadas por entendedores de assuntos ambientais, sociais e políticos sobre a usina de Belo Monte que é considerada a grande obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que teima em ser levada à frente pelo Governo Federal, protestos, manifestações e milhões de advertências sobre os impactos ambientais acontecem em todo Brasil e no mundo contra essa ideia de jerico, mas mesmo assim aos arredores da obra as coisas já estão acontecendo. Sendo que a Ideia de construir uma hidrelétrica na bacia Amazônica segundo os dados do site Xingu Vivo Para Sempre surgiu ainda em 1975, então isso significa que até hoje os ideais da ditadura ainda circulam pela política brasileira. 


A área que será alagada para a construção da barragem da usina posssuí cerca de 640 Km² e nesse espaço estão inclusas áreas de moradia, pecuária, plantio, lazer... e muito mais.  Essas pessoas que são cerca de 50 mil serão removidas de suas casas e não têm destino certo, pois grande maioria delas vive da agricultura de subsistência – comem o que plantam, e no momento andam muito assustadas com os rumores desse ‘progresso’ todo. Agora imagine jogar esse povo que não te o costume ‘consumista way of life’ sem emprego, sem estrutura em cidades onde não tem infra-estrutura para recebê-las? Pra onde esse povo será encaminhado, já que as leis ambientais não funcionam na região e na Amazônia se mata por terra? 


Escrevo por um constrangimento geral da sociedade, onde o governo ignora o direito dos indígenas e a voz do povo da região, pois creio que são muitas perguntas de acordo com muita indignação, para poucas respostas sinceras do Governo Federal. E acima de tudo escrevo por acreditar em um futuro melhor para todos nós e principalmente para o povo da região e a proteção do meio ambiente. Porque nós podemos interferir na construção de Belo Mostro, mas para isso temos que nos manifestar contra esse absurdo que poderá influenciar no caminho do Rio, na cultura dos índios e na biodiversidade da Amazônia. Vamos lutar por um País onde a democracia seja transparente e não deixar que a falsa ideia de ‘ORDEM E PROGRESSO’ nos faça uma sociedade assassina da Natureza e do Povo.

3 comentários:

  1. Excelentes argumentos, o texto expõe de forma exata as causas e consequências da construção da usina.

    ResponderExcluir
  2. Sem contar que o alagamento, que vai afetar boa parte do leito do rio, vai 'destruir' o ecossistema lótico daquela área e prejudicar toda a ictiofauna local, que por sinal é o principal meio de subsistência do povo que vive ali. Acho triste que o governo federal tenha a cara de pau de levar em frente essa obra que na verdade é um grande crime ambiental.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Ester, temos noção de que muita coisa será devastada em função disso, inclusive os cofres públicos. Vamos nos mobilizar e não deixar que este equívoco seja erguido.

    ResponderExcluir