segunda-feira, 20 de junho de 2011

TEORIA DA RELATIVIDADE


Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança:
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve) as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto,
Que não se muda já como soía.

Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"

A Relatividade no Cotidiano
 
 “A relatividade pode não ser um assunto muito comum no dia a dia, mas ela faz parte do nosso cotidiano. Quando aproximamos da velocidade da luz tudo muda, nesse sentido a relatividade é muito importante. Não é possível ver como que isso ocorre utilizando carros e aviões, mas as partículas subatômicas podem se movimentar muito rápido, podendo alcançar velocidades bem próximas à velocidade da luz...”.

Pensou que ia ler sobre física, não é? Pegadinha do malandro! :) Não desmerecendo a física e sabendo que tudo isso é muito importante para todos nós... Partindo e saindo dos conceitos físicos e suas teorias meio confusas para mim. Acho que é válido apenas saber que a teoria da relatividade é um estudo que de grandezas relativas que dependem do referencial do qual está sendo medido. Físicos, não me apedrejem, MAS, no momento esses princípios acadêmicos rígidos não importam, já que eu vivo com a cabeça na lua e isso é fisicamente impossível!

Poemas, física, novos ares e pensamentos com a velocidade da luz... analisando que tempo e espaço são coisas relativas e estão profundamente entrelaçados, já dizia Camões que ‘mudam se os tempos, mudam se as vontades’ e de fato isso deve acontecer com mais freqüência que a maioria de nós percebemos, a não ser que essa mudança seja realmente significativa, seja ela de tempo, espaço ou da natureza de percepção interior. Você muda com o tempo e talvez não percebe que aquelas coisas que eram importantíssimas tempos atrás já não fazem sentido algum quando se posiciona de uma forma menos incisiva ou receptiva demais. Ai vem aquela pergunta, será que eu dei/dou/darei muita importância pra alguma coisa que de fato não mudará em nada em minha vida? Será que estou fazendo um melodrama de uma situação que daqui a 10 minutos, 10 dias, 10 anos não fará mais sentido? Como o tempo é relativo, heim? Abstrair é o que há nessas horas de confusão mental. Pelo visto o tempo relativo é tão confuso quanto suas teorias físicas. :S 

O importante de tudo isso é quando você percebe que lá atrás no seu passado próximo talvez tenha dado muita importância a um assunto o qual deveria ter tido um espaço menor ou não deveria ter existido dentro do seu ser, e assim descobre que possuí novas qualidades e que essas mudanças podem ter sido fisicamente, psicologicamente e espiritualmente enriquecedoras.
Nossos caminhos são traçados por nossos atos e escolhas, mesmo elas sendo programadas ou não. Deixar seu caminho ser escrito a tempo e a hora, na ponta do lápis do destino, pode ser muito prazeroso caso você não tenha medo de  experimentar o mundo. Como o pensamento é a energia que move o mundo e o desejo é o que torna o irreal possível, (quero ver os físicos demonstrarem isso em fórmulas!) mudança é a lei natural da vida e o tempo é relativo! Perceba apenas que entre eles há um universo infinito de possibilidades e suas moléculas de energia podem mudar o mundo! Faço as palavras de Camões as minhas e permita-se mudar! Abra suas portas e suas janelas que um novo tempo há de vir!

Obrigada por ler! :)

Um comentário: