segunda-feira, 7 de março de 2011

O que é Dízine, Désine, design ou Design? O que é Ser Designer?


O significado mais formal é:

Design é uma atividade criativa cuja finalidade é estabelecer as qualidades multifacetadas de objetos, processos, serviços e seus sistemas, compreendendo todo seu ciclo de vida. Portanto, design é o fator central da humanização inovadora de tecnologias e o fator crucial para o intercâmbio econômico e cultural.
O design procura identificar e avaliar relações estruturais, organizacionais, funcionais, expressivas e econômicas, visando:
- ampliar a sustentabilidade global e a proteção ambiental (ética global);
- oferecer benefícios e liberdade para a comunidade humana como um todo, usuários finais individuais e coletivos, protagonistas da indústria e comércio (ética social);
- apoiar a diversidade cultural, apesar da globalização do mundo (ética cultural);
- dar aos produtos, serviços e sistemas, formas que expressem (semiologia) e sejam coerentes com (estética) sua própria complexidade.
O design diz respeito a produtos, serviços e sistemas concebidos a partir de ferramentas, organizações e lógica introduzidos pela industrialização - não apenas quando produzidos por meio de processos seriados. O adjetivo "industrial" associado ao design deve relacionar-se ao termo indústria, ou no seu sentido de setor produtivo, ou em seu sentido mais antigo de "atividade engenhosa, habilidosa". Assim, o design é uma atividade que envolve um amplo espectro de profissões nas quais produtos, serviços, gráfica, interiores e arquitetura, todos participam. Juntas, essas atividades deveriam ampliar ainda mais - de forma integrada com outras profissões relacionadas - o valor da vida.
Dessa forma o termo designer se refere a um indivíduo que pratica uma profissão intelectual, e não simplesmente oferece um negócio ou presta um serviço para as empresas.
Fonte: International Council of Society in Industrial Design (2003) 

Formalidades a parte, ser Designer é simplesmente ter Amor por tudo que faz. É ver o mundo com olhos de águia, prestando atenção em todos os detalhes para melhorar coisas, ambientes e objetos que nos são disponibilizados, fazendo com que sejam agradáveis os atos simples da vida.  




 
Levar em consideração toda sua criatividade, aquela sua curiosidade de criança com a vontade de melhorar o mundo, ser Designer é sentir o que há de melhor nesse universo entrando em contato com as cores, materiais, formas, sons, poesia e colocar em prática todas as formas de percepção do ser humano.


 E como nem tudo são flores ser Designer é também entender que muita gente não leva seu curso a sério! :) É ter uma lista de curiosidades que poderia deixar qualquer outro alguém meio louco, como essa:
- Ter o despertador avisando a hora de acordar, e não a hora de dormir;
- Ter fones de ouvidos quase implantados na sua cabeça;
- Ver os amigos dizerem “Que bonito isso!”, mas não entenderem o conceito;
- Ter mais fotos de coisas do que de sua família;
- Não conseguir andar pelo shopping sem criticar embalagens de produtos;
- Ter alguém dizer “Meu sobrinho também faz dizáin“. E quando questionado sobre em qual período ele se encontra, escutar um “Tá terminando o Ensino Médio”;
- Acordar dia após dia, sabendo que essas coisas nunca vão mudar e mesmo assim pensar: “Eu não me vejo fazendo nada melhor na vida. Amo tudo isso”

Ao final, Ser Designer é permitir! Permita-se criar, inovar e viver em um mundo melhor!


Um comentário: